quinta-feira, 2 de junho de 2011

* CEBOLA


A cebola - planta da família das Liliáceas - é, como alimento, condimento e remédio.
A cebola, assim como o alho, o agrião, e outros vegetais que a natureza nos oferece são os melhores "purificadores do sangue", segundo o conceito da medicina natural.

A cebola é elemento indispensável em qualquer cozinha requintada, esse estimulante diurético, rico em vitamina A,B e C, em ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio, enxofre, iodo, sílica, açúcar, deve ser consumido de preferência cru.

A cebola é aperiente. A sopa de cebolas reaviva o apetite e restaura as energias do estômago.O caldo de cebolas cozidas é bom remédio para as cólicas do ventre.A cebola limpa o tubo digestivo e favorece a cura da prisão de ventre.O caldo de cebolas ajuda a curar certos desarranjos intestinais, especialmente nas crianças.
A cebola é indicada no tratamento da difteria.Toma-se o suco da cebola crua ,ralada, misturado com azeite de oliva,e fazem gargarejos com o mesmo sumo . Não se deve entretanto, dispensar o acompanhamento médico.

A cebola é desinfetante e antibiótico contra picadas venenosas de cobra e insetos, usa-se como o alho, compressa de cebola amassada ou cortada ao meio e aplicada no local afetado.
Melhora a voz - comendo crua.
Febre - coloca cebola ralada amassada nos pés da criança com febre, isto alivia.
Furúnculos - assada bem quente e misturada com mel, fazendo compressa em cima das feridas e furúnculos, atrai para fora as impurezas.
Voz rouca ou falta de voz - toma-se o suco de cebola crua com, um pouco de água em jejum. Além disso comer comer cebola crua nas refeições, a rouquidão dasaparecerá e a voz ficará boa.
Vermes - toma-se suco de cebola crua com leite em jejum e duas a três vezes ao dia; ou suco de cebola, adoçado com mel.
Reumatismo - esfregar cebola ralada, com suco de limão nas partes onde afeta o reumatismo.
Difteria e tuberculose - tomar suco de cebola.
Tosse, bronquite e catarro - a cebola crua é ótima amassada e misturada com mel de abelha.
Dor de gardanta - tomar suco de cebola crua com açúcar queimada.
Cólicas e dificuldade de urinar.
Tuberculose - come-se cebola crua.
Apetite - a cebola abre apetite.
Rins - usar cebola crua, assada ou cozida, pois dissolve até os cálculos renais.
Figado - comer a cebola crua ou o caldo.

A cebola é um dos mais eficazes diuréticos e um dos melhores remédios naturais contra a hidropisia.Come-se crua, machucada e misturada com o leite.Deve ser o único alimento do enfermo durante certo tempo.Também pode ser comida assada.
A cebola é peitoral.O suco da cebola assada, misturado com mel, é bom para curar a tosse.Crua em forma de salada, com suco de limão e azeite de oliva, é eficaz contra os resfriados.

Para combater a gripe, emprega-se a seguinte receita.Duas colheradas de suco de cebola, uma colherada de mel, suco de limão, uma xícada de água quente.Tomam-se três, e nos casos graves, até seis vezes por dia

A cebola crua, colocada sob o nariz, ajuda a cortar as hemorragias nasais.
Comida diariamente, a cebola favorece a cura das enfermidades da pele. Compressas de cebola ralada dão bons resultados em várias dermatoses.
Em massagens aplicadas ao couro cabeludo, o suco de cebola estimula o crescimento do cabelo.
A cebola é calmante e ao mesmo tempo tônica para os nervos. Ajuda a conciliar o sono. É bom alimento para os trabalhadores intelectuais.
Tomado com água, o suco de cebola alivia a dor de dente. O mesmo efeito se obtém introduzindo na cárie dental um pouco de cebola machucada.
Sabe-se também que a cebola é um excelente preventivo do infarto do miocárdio.Cientistas britânicos descobriram que a cebola tem capacidade de dissolver coágulos sanguineos.

ATENÇÃO!
A cebola crua não vai bem com os que sofrem de hipercloridria (excesso de ácido no estômago) ou flatulência intestinal (gases).


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...