sexta-feira, 12 de agosto de 2011

* ABACAXI




O abacaxí (Ananás comosus) é uma fruta tropical das mais famosas, nativa das regiões costeiras da América do Sul, cuja planta (o abacaxizeiro) pertence a família das bromeliáceas

O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito apreciada em todos os países tropicais. Sua polpa saborosa é ligeiramente ácida, e muito refrescante. Ao lado das qualidades organolépticas, que o distinguem universalmente, há o seu alto valor dietético, comparável ao das melhores frutas tropicais.

É um adjuvante da digestão.
O abacaxi possui um alto teor de vitamina C, é rico em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), açúcares, vitaminas, o qual produz benefícios para a saúde. Além de conter celulose (substância indispensável para o bom funcionamento intestinal) e bromelina (substância que facilita a digestão das carnes), devendo ser consumido preferencialmente ao natural.

Além de ajudar na formação óssea do adolescente, é eficaz contra arteriosclerosa, artrite e infecções na garganta, pois contém, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C. O suco da polpa da fruta ou cortado em pedacinhos é um ótimo acompanhamento para refeições, uma vez que é digestivo e rico em fibras.

É também aliado da beleza, retira as células mortas da pele, rejuvenescendo-a. Por isso mesmo, também é excelente nos processos de cicatrização.

Fruto
É consumido ao natural, fresco, cortado em fatias (rodelas) ou em cubos, sob forma de sorvetes, doces, picolés, refrescos, sucos caseiros e outros. Em alguns países o suco do fruto verde é tido como vermífugo. Ainda o fruto contém o enzima bromelina de propriedades digestivas e tido como amaciante de carne.

Valor calórico
75 calorias / 100g

Indicações Terapêuticas

O abacaxi é eficiente para:

As vias urinárias, por ser diurético e desintoxicante dos rins

Prevenção da formação de cálculos renais e biliares

Prevenir prisão de ventre, devido ao seu alto teor de fibras

Bronquite (é expectorante - fazer suco com a casca)

Aliviar cólicas menstruais

Combater a anemia, pois favorece a absorção do ferro

Falta de apetite, desde que ingerido o seu suco, sem açúcar, 1 ou 2 horas antes da refeição.

Obs.: O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que, em contato com a pele, pode causar dermatite em pessoas sensíveis.

Dicas
Em pratos salgados, o abacaxi fica muito bom com carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa.

Em saladas e bebidas o abacaxi é muito usado junto com outras frutas.

Quando for fazer sorvete ou gelatina de abacaxi, ferva o suco e a polpa antes de preparar. Caso contrário, a fruta não se solidifica.

A casca do abacaxi pode ser usada para fazer suco. Descasque a fruta, deixe a casca repousar numa vasilha com água por algumas horas e depois bata no liquidificador e coe. Sirva gelado.

Os abacaxis que tiverem as folhas da coroa com espinhos são menos ácidos.

O abacaxi com presunto é um ótimo tira-gosto.

Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe da luz direta do sol.

O suco do abacaxi é um ótimo molho para umedecer presunto, lombo ou frango enquanto assam.

Dicas para compra
Procure os que estão - Sem defeitos, tais como: - manchas; - marcas; - deterioração; - deformidade.

A melhor maneira de saber se o abacaxi está no ponto exato para ser consumido, é quando uma das folhas da coroa se solta com facilidade ao ser puxada, lembrando que ele não amadurece facilmente depois de colhido.

Outra dica
Pressionar ligeiramente a casca: se estiver macia, é sinal de que está bom para ser consumido de imediato. Ao contrário, se passar do ponto, a casca apresenta manchas escuras e algumas partes ficam amolecidas de mais, principalmente junto à base; - os menos ácidos são aqueles que têm pequenos espinhos na coroa. Procure adquirir os que têm boa fragrância e a polpa amarela clara ou branca.

ATENÇÃO:
As pessoas com tendência a aftas bucais, ou mesmo com alto nível de acidez estomacal, devem evitar sempre a ingestão do abacaxi, ou então, fazer uso moderado e esporádico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...