quarta-feira, 1 de junho de 2011

* OS BENEFÍCIOS DO ALHO


Há muito tempo, o homem reconhece o alho um grande aliado para curar inúmeras enfermidades, é considerado um dos mais poderosos aliados na manutenção da boa saúde.Além de ser medicinal ele é empregado como tempero em todas as cozinhas.
O alho é uma planta hortense, pertence a família das Liliáceas, seu nome científico é Allium Sativium,é originária da Ásia.

Temos, pois, no alho, uma utilidade real, como remédio e condimento.

COMPOSIÇÃO DO ALHO


USO MEDICINAL
O alho é indicado:
Nas afecções catarrais agudas e crônicas, nas bronquites crônicas que dificultam a respiração, na tuberculose, na pneumonia, na asma, etc.
É excelente nos resfriados e nas gripes(tomar chá de alho com limão),bom para dor de dente,hepatite, palpitações do coração, pressão alta - ele ajuda a baixar a pressão.
Para mordidas venenosas - amassar o alho e aplicar no local, destrói o veneno e limpa o sangue.
Epilepsia - comer alho ou tomar seu chá.
Malária - comer alho cru todos os dias.
Vermes - tomar alho com leite em jejum.
Doenças dos rins e bexiga - comer alho.
Diabete - amassar alho cru e comê-lo.
Câncer - comer alho todos os dias.
Doenças do estômago e intestinos.
Insônia - tomar chá de alho diariamente.
Hemoróidas - amassa o alho, lava a região anal com água morna e sabão neutro, em seguida coloque suco do alho no algodão e coloca na região.
Vista cansada - comer alho diariamente.
Impingens - coloca o suco de alho no lugar afetado.
Varizes - amassa o alho e coloca o suco do alho em um algodão e coloca no local das varizes.
Tosse - tomar chá de alho.
Febre - tomar chá de alho ou comer alguns dentes de alho.
Pequenos cortes - o alho colocado é desinfetante e antibiótico - deixar pouco tempo sobre a pele.
Sarna, manchas na pele, calos e verrugas - aplicar alho resolve bastante.
O alho amassado com azeite de oliva combate a prisão de ventre,regularizando o peristaltismo.Outrossim, estimula a secreção dos sucos gástricos e intestinais, favorecendo a digestão.Combate as toxinas intestinais e favorece a expulsão dos vermes, mesmo a solitária.

ATENÇÃO!
Pessoas que tem reação alérgica a alho, deve evitar o seu manuseio.
O abuso do alho (doses muito elevadas) pode causar anemia, irritação dos rins,dor de cabeça, dor no estômago, vômitos, diarréia,tontura e problemas para o fígado.

VALOR ALIMENTÍCIO
O alho é muito valioso, não só pelas suas propriedades condimentíceas, mas também pelo seu conteúdo em sais e vitaminas.
Como um dos mais saudáveis dentre todos vegetais,as pessoas deveriam fazer mais o seu uso na alimentação diária.
Empregado como tempero, enriquece o sabor dos pratos, estimula o apetite e provoca a secreção dos sucos gástricos.
Por causa do seu odor muitos deixam de usá-lo.
O problema do cheiro e gosto do alho pode ser contornado.
O suco de limão, misturado com igual quantidade de água, tomado meia hora após a ingestão do alho, destrói o odor. O mesmo suco também serve para desodorizar as mãos.
O alho é fonte de cálcio, fósforo e vitamina B.

Como percebemos, o alho pode ser utilizado para curar e prevenir várias doenças, e não só como um simples tempero. Por isso, jamais deixemos de usar essa maravilha que a natureza nos proporcionou.


DICAS

*Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado como molho para saladas.

*Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim quando você precisar ele já estará pronto.

*Deixe os dentes de alho de molho em água, durante 10 minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.

******************************

2 comentários:

  1. Eu adoro o alho, e faz muito bem mesmo a saúde, eu picava o alho bem fininho e misturava cru na salada, e dava aos meus filhos desde pequenos, até hoje, é um santo remédio contra gripes, resfriados e doenças respiratórias.

    ResponderExcluir
  2. ALHO NEGRO S2GREEN COMBATE O COLESTEROL ¡!¡ *Onde encontrar* www.s2green.com.br alimentos naturais/Entregamos em todo Brasil* Acesse, compre e receba nosso alho Negro na sua casa! Quer receber oferta? Mande email para: contato@s2green.com.br
    ‪#‎alhonegros2‬ 😋 ‪#‎chef‬ ‪#‎alhonegro‬ ‪#‎fotography‬ ‪#‎fotodoprato‬ ‪#‎foofporn‬ ‪#‎foodpic‬ ‪#‎ristoranti‬ ‪#‎ristorante‬ ‪#‎instafoods‬ ‪#‎cozinheiro‬ ‪#‎cozinhagourmet‬ ‪#‎restaurante‬ ‪#‎organic‬ ‪#‎foodorganic‬ ‪#‎EUAMOAS2GREEN‬ ‪#‎S2G‬ ‪#‎S2_GREEN‬ ‪#‎gourmetfood‬ ‪#‎bistrochic‬ ‪#‎emporio‬ ‪#‎receitadochef‬ ‪#‎dicadochef‬ ‪#‎cozinhachic‬ ‪#‎cozinhasaudavel‬ ‪#‎alimentofuncional‬ ‪#‎alimentosorganicos‬ ‪#‎alimentobalanceado‬ ‪#‎cebolanegra‬ #euamoas2green #s2_green #s2g #alimentosnaturais #receitas2

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...