quarta-feira, 30 de novembro de 2011

* INHAME

As qualidades do inhame

O inhame tem folhas em forma de coração. Parece até uma planta ornamental. Uns dizem que é hortaliça. Outros, que é tubérculo ou raiz. Tem gente até que confunde o nome, chama o inhame de cará.
O inhame é uma planta rústica, resistente às pragas. Para crescer, precisa de sol, calor e umidade. Por isso, ele pode ser cultivado em praticamente todo o Brasil. E essa planta guarda embaixo da terra uma reserva de energia: são os rizomas redondos, ricos em carboidratos, sais minerais e vitaminas.
“É um alimento rico em carboidrato, cheio de cálcio, ferro, fósforo, além de ter vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1, importante no crescimento das crianças, e a vitamina B5, que auxilia o sistema imunológico”.
O inhame, rico em amido é um enérgico natural para a criançada. Ele deve ser sempre muito bem cozido. O bom é que a quantidade de carboidratos contida no inhame não o torna calórico demais.
Na fabricação da farinha de inhame, o aproveitamento desses nutrientes é total. Primeiro, tem de lavar bem. O inhame é cortado com casca e tudo. Depois de seco, é triturado. Aí é só peneirar.
Podemos usar essa farinha junto com o trigo para fazer pães. São tantas as qualidades do inhame . “O inhame, além de minerais e vitaminas, que as pessoas normalmente necessitam na alimentação, tem fibra, que favorece o funcionamento do intestino. Ele ainda é rico em hormônio, que pode amenizar os sintomas da menopausa em mulheres. É só comer o inhame”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...