quinta-feira, 6 de junho de 2013

* CAMOMILA


Vamos falar sobre a camomila

 Quando falamos em camomila, logo associamos a ela a palavra calmante. Ela realmente exerce tal função, porém suas propriedades vão além, mas precisamos ter cautela no seu uso.

Ela tem potencial calmante devido sua ação ansiolítica, pois interage com receptores benzodiazepínicos. O mesmo princípio ativo responsável por esta ação, a apigenina, seca o líquido aminiótico na gestante, assim é contra indicado durante a gestação.

É carminativa, pois tem capacidade de reduzir gases intestinais e ação antinflamatória, também no intestino, pois reduz prostaglandina produzida na inflamação e que causa dor. Assim pode auxiliar em caso de cólicas.

Pode beneficiar em casos de gastrite e prevenção de úlceras.

Não é recomendado chá de saquinho.

A forma de administração e quantidade depende do objetivo do uso e da necessidade individual.

De modo geral pode-se utilizar a infusão de 1 colher de sopa das flores em 150 ml de água, 2 a 3 vezes por dia (para adultos).

Assim como todo fitoterápico deve-se dar pausa no uso ou fazer rodízio de fitoterápico. Sempre muito bem orientado, estando ciente das suas contra-indicações. Lembrando, que não é porque é natural, que não faz mal ou que é bom para tudo ou bom para todos. OK?

Fonte: Nutricionista Mônica Menezes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...