domingo, 16 de junho de 2013

* SUCO VERDE

Suco verde é nutritivo, pois contempla em variedade e quantidade, vitaminas, minerais, além de proteína, gordura (de excelente qualidade) e carboidratos.
É funcional, pois contém elementos nutrientes e não nutrientes, que atuam além das funções nutricionais básicas. Estes produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos, que promovem efeitos benéficos à saúde.
Ele nutre, purifica, desinflama, promove a saúde gastrointestinal, pele e articulações e pode auxiliar na redução da gordura corporal (quando junto a outras boas escolhas alimentares e extra -alimentares).

SUCO VERDE

Ingredientes:
Couve folha- 3 unidades média ou Rama da cenoura
Salsa- 1 ramo grande
Abacaxi- 2 fatias médias ou maçã
Semente de Chia- 1 colher de sopa
150 ml de água

Preparo:
Lavar e higienizar as folhas, bater no liquidificador com a água, coar. Colocar no liquidificador novamente e adicionar o abacaxi e a chia. Bater e não coar.
Obs: É importante não coar o abacaxi, para preservar as fibras, principalmente, por já ter coado as folhas e se não colocar a chia.
A chia deve ser deixada de molho, em 1/2 xícara de água, por alguns minutos. Quando ela formar um gel está bom.
Se não colocar a Chia, sugiro adicionar um pouco das folhas, junto com o abacaxi e não coar, para aumentar o teor de fibras.
Pode adicionar 1 colher de chá de açaí em pó (rico em antocianinas) ou no lugar da água, colocar 150 ml de suco de uva integral orgânico (rico em resveratrol), sem conservantes e sem açúcar. As antocianinas e resveratrol aumentam a atividade das enzimas que convertem o Omega 3(ALA), presente na chia, nas formas com maior poder antiinflamatório ( EPA e DHA).
Os produtos devem ser orgânicos!

Propriedades dos ingredientes:


A Couve possui glicosinolatos que estimulam as enzimas da detoxificação hepática, ou seja, auxilia a eliminação de toxinas do organismos contribuindo para aumentar a vitalidade e a energia, ajuda na cicatrização das células do estômago, tratando a gastrite.
Contém Metilsulfenilmetano (MSM), substância envolvida na síntese do ácido hialurônico, que mantém a lubrificação da pele, prevenindo o envelhecimento da pele e, inclusive melhorando a saúde das articulações.
Ela também contém indóis, compostos que podem diminuir o potencial cancerígeno do estrogênio e induzir a produção de enzimas que protegem contra doenças.
Rica em vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, potássio, ferro e cálcio. O cálcio contido na couve é, aproximadamente, 50% disponível para absorção contra 32% do cálcio dos latícinios,

A Salsa é rica em Vitaminas A e C, e boa fonte de ferro e cálcio. É digestiva e diurética, melhora o funcionamento do fígado e o baço. Protetora do desenvolvimento do câncer graças aos seus óleos essenciais e flavonoides contidos nas folhas como limoneno, apigenina, miristicina e eugenol.
Ela promove, também, sensação de bem-estar.

Abacaxi é rico em fibras, vitamina C e potássio. Contém Bromelaina ou Bromelina, que atua nas estruturas proteicas ,que envolvem as gotículas de gordura e difilcultam a sua oxidação. Assim o abacaxi facilita a entrada de enzimas que vão “quebrar” a gordura. Ainda induz a morte natural das células de gordura (adipócito).
Auxiliam na digestão de proteínas, é expectorante e anti-inflamatório.

As sementes de chia  possuem elevados níveis de ômega 3, fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais, como ferro, magnésio e cálcio. A semente de chia é antinflamatória e auxilia na melhora da saúde cardiovascular.
Atua na redução dos níveis de glicose sanguínea e aumenta a saciedade, pois é rica em fibras solúveis, que retardam o esvaziamento gástrico. As fibras, em contato com a água, formam uma espécie de gelatina, que retarda o processo de digestão. No intestino, o gel ajuda a regulariza-lo e potencializa a absorção de nutrientes; atua na redução do colesterol e está relacionada ao processo de hidratação, pois a semente possui a capacidade de absorver de 10 a 12 vezes seu peso de água. Isso faz com que a semente inche e, retendo água, promovendo a hidratação das fezes regularizando o trânsito intestinal.
Rica em cálcio, ferro e magnésio, a chia é importante na manutenção da saúde óssea e na construção do tecido muscular e no controle do humor e combate ao estresse. Tem, ainda, poder desintoxicante, já que a fibra atua na regulação do trânsito intestinal.

Fonte Nutricionista Mônica Menezes


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...