quinta-feira, 11 de agosto de 2011

* ABACATE





O abacate é uma fruta que traz muitos benefícios à nossa saúde.
É importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada.

Atenção: o abacate é muito calórico, não devemos comer mais que três colheres por dia.

Propriedades do Abacate
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

A vitamina E tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigénio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares.

O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.

Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.

Reduz a taxa de colesterol e pressão sanguínea
Possui ação antioxidante
Age contra prisão de ventre e perturbações digestivas
Possui ação antiinflamatória
Auxilia na desintoxicação do fígado
Evita fadiga mental
Ajuda na formação de ossos e dentes
Fornece energia aumentando a disposição

O abacate é de textura macia e sabor suave, pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido como sobremesa.

A polpa e a gordura do abacate são, há muito tempo, empregados em cuidados de beleza, no tratamento da pele, pois é rica em vitamina E e A.

As propriedades do abacate são excelentes para a pele, quer ele seja esmagado e usado como máscara facial, quer seja comido.

O abacate é rico em potássio, mineral importante na regulação da tensão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.

Cuidados
O abacate deve ser guardado em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado, deve ser imediatamente consumido, porque, em contato com o ar, a polpa escurece.


Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto. Deve ser servido cru, pois se torna amargo quando cozido.


Pode ser acrescentado a pratos quentes já cozidos, servido em forma de saladas ou batido com leite. Os abacates só amadurecem depois de colhidos.

Consumo
Bata cerca de 3 colheres de abacate com leite desnatado e uma colher de açúcar no liquidificador. A quantidade de leite é pouco menos de um copo. O ideal é que seja como lanche e de preferência diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...