segunda-feira, 15 de agosto de 2011

* ABÓBORA



As abóboras são plantas anuais, rasteiras, da família das cucurbitáceas.


São de clima quente,adaptam-se a vários tipos de solos, mas preferem os de textura média, bem drenados, leves e de boa fertilidade.

Elas não resistem a temperaturas abaixo de 10 graus, pois o frio prejudica a germinação das sementes e o crescimento da planta. O calor excessivo, acima de 35 graus, também é prejudicial, causando queimadura nos frutos.

A abóbora é uma hortaliça tipicamente tropical. Existem diversas espécies, destacando-se a abóbora rasteira e a moranga.

A aboboreira é uma planta de caule herbáceo rastejante, folhas grandes e de coloração verde escura. A cor da casca pode ser alaranjada, amarela, verde, branca e até roxa.

A polpa geralmente é alaranjada ou amarela.

A abóbora é de alto valor nutritivo, contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.

Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

Ela é indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.

A abóbora crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.

São consumidas sob a forma de doces e em diversos pratos salgados e são muito importantes nas dietas.


Existem também espécies destinados à ornamentação e à ração animal

Dica

Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles.


Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.


Com a abóbora podemos fazer uma variedade de bolos e outros.


Receitas de bolos, doces e salgados, você encontra em:

cantinhodasreceitas-blogdacleides.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...